terça-feira, 19 de abril de 2016

VOCÊ ENTENDE AS ATITUDES DE SEUS FUNCIONÁRIOS?




Como prometemos, iniciamos hoje o ciclo de artigos sobre atitudes dos funcionários no trabalho.  Abordaremos hoje as seguintes atitudes:  a satisfação no trabalho, o envolvimento no mesmo, o comprometimento com a organização e o engajamento do funcionário.

Para facilitar o entendimento, faz-se necessário esclarecer a diferença entre estas atitudes.  A satisfação no trabalho é um sentimento positivo que se tem em relação ao emprego e esta vai diferir em grau de um funcionário para outro.

O envolvimento com o trabalho é o grau com que o trabalhador se identifica psicologicamente com a sua atividade e a importância que dá a ela.  Quando o envolvimento é alto, o funcionário segue as normas de conduta da empresa, tem um melhor desempenho e falta menos, por exemplo.  Tudo isto porque se importa muito com o tipo de trabalho que faz.

Quando falamos em comprometimento organizacional, referimo-nos ao grau de identificação do funcionário com uma organização e suas metas, o que faz com que o funcionário queira continuar pertencendo a ela.  Aqui a ligação emocional é com a empresa, havendo uma lealdade com a mesma.  Pelo que estudos mostram, aparentemente, mesmo que os funcionários não estejam muito satisfeitos com o seu trabalho, mas se estão comprometidos, estarão dispostos a sacrifícios pela empresa.

Já o engajamento do trabalhador é o quanto ele está envolvido, satisfeito e entusiasmado com o trabalho que executa. Neste caso, os funcionários são apaixonados pelo seu trabalho, conseguem ver a importância do mesmo e possuem um relacionamento positivo com os colegas. Assim, não só existe uma ligação emocional com o trabalho,  mas com a empresa, além de satisfação.  Devido a isto,  as organizações modernas se preocupam muito com este aspecto, pois é muito difícil engajar um funcionário e, quando isto acontece, pode-se perceber que há um aumento na produtividade, da satisfação do cliente, uma diminuição da rotatividade e, até mesmo, menos acidentes de trabalho.

Entender estas atitudes de fato é um pouco complicado, já que, apesar de existirem diferenças sutis entre elas, muitas vezes as mesmas se sobrepõem.  Entretanto, se nós enquanto gestores nos esforçarmos para conhecer o nível de satisfação do empregado no trabalho, já estaremos bem perto de perceber como o mesmo vê a organização, como será o seu desempenho e o impacto na produtividade.

Na próxima semana veremos como fazer para estimular a satisfação dos funcionários.  Até lá.

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