A comunicação
perfeita é inalcançável, porém, existe uma relação entre a qualidade da
comunicação e o aumento da satisfação do empregado, o que contribui para maior
produtividade. Sendo assim, buscar ao máximo a comunicação mais eficaz possível
deve ser uma estratégia das organizações.
É preciso
ter ciência de que comunicar-se vai além de transmitir significado, pois não
adianta transmitir e o outro não entender, ou não fazer uma interpretação como
se queria o locutor.
Comunicar-se
é transmitir significado e este ser entendido. Numa empresa, quanto menor a
distorção, mais os empregados compreenderão as mensagens de metas a serem
atingidas, os feedbacks recebidos,
outras mensagens do gestor e, até mesmo, qual o seu papel na organização.
Para tornar
uma comunicação eficaz é preciso escolher o canal certo, ser um ouvinte eficaz
e usar o feedback. Usar canais
informais, laterais e verticais também aumenta o fluxo de comunicação,
contribui para a redução da incerteza e pode produzir, com isto, maior satisfação
do empregado, com toda a clareza e transparência.
O
importante é saber que, independente da intenção do emissor, a forma como a
mensagem for decodificada na mente do receptor é a que vai ser considerada como
verdadeira e isto determinará a satisfação ou não do funcionário, impactando o
desempenho, juntamente com o grau de motivação do profissional. É por isto que é tão importante ter atenção
com os mal-entendidos.
O
mal-entendido principalmente nas mensagens eletrônicas é grande, apesar deste
ser um canal com muitas vantagens. Isto porque depreendemos muito significado
da forma como a informação é comunicada e, não temos apoio de outros tipos de
comunicação, como a não verbal, neste canal eletrônico. Há que se ter muito cuidado com a comunicação
feita por este meio e que se incentivar, e muito, os questionamentos dos
funcionários quando não entenderem a mensagem.
Enfim, é
preciso conhecer estratégias de comunicação adequadas para o seu público-alvo e
não usar a comunicação de forma automática. Conhecer as barreiras à comunicação, como a
filtragem, a percepção seletiva, a sobrecarga de informações, a questão das
emoções, o silêncio, a mentira e a cultura, é fundamental para que o gestor
possa usar estratégias de forma a vencer todas as barreiras e aumentar a
eficácia da comunicação.
Vale
lembrar que estudos mostram que a comunicação eficaz remete a funcionários mais
satisfeitos e, como consequência, a uma melhora no desempenho e aumento de
produtividade.
Forneça
treinamentos a seus gestores para usarem a comunicação de forma estratégica.
Eliana
Motta
contato@elianamotta.com
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