sábado, 2 de abril de 2016

SUA EMPRESA USA A COMUNICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA MAIOR PRODUTIVIDADE?

 

 


A comunicação perfeita é inalcançável, porém, existe uma relação entre a qualidade da comunicação e o aumento da satisfação do empregado, o que contribui para maior produtividade. Sendo assim, buscar ao máximo a comunicação mais eficaz possível deve ser uma estratégia das organizações.
É preciso ter ciência de que comunicar-se vai além de transmitir significado, pois não adianta transmitir e o outro não entender, ou não fazer uma interpretação como se queria o locutor.
Comunicar-se é transmitir significado e este ser entendido. Numa empresa, quanto menor a distorção, mais os empregados compreenderão as mensagens de metas a serem atingidas, os feedbacks recebidos, outras mensagens do gestor e, até mesmo, qual o seu papel na organização.
Para tornar uma comunicação eficaz é preciso escolher o canal certo, ser um ouvinte eficaz e usar o feedback. Usar canais informais, laterais e verticais também aumenta o fluxo de comunicação, contribui para a redução da incerteza e pode produzir, com isto, maior satisfação do empregado, com toda a clareza e transparência.
O importante é saber que, independente da intenção do emissor, a forma como a mensagem for decodificada na mente do receptor é a que vai ser considerada como verdadeira e isto determinará a satisfação ou não do funcionário, impactando o desempenho, juntamente com o grau de motivação do profissional.  É por isto que é tão importante ter atenção com os mal-entendidos.
O mal-entendido principalmente nas mensagens eletrônicas é grande, apesar deste ser um canal com muitas vantagens. Isto porque depreendemos muito significado da forma como a informação é comunicada e, não temos apoio de outros tipos de comunicação, como a não verbal, neste canal eletrônico.  Há que se ter muito cuidado com a comunicação feita por este meio e que se incentivar, e muito, os questionamentos dos funcionários quando não entenderem a mensagem.
Enfim, é preciso conhecer estratégias de comunicação adequadas para o seu público-alvo e não usar a comunicação de forma automática.  Conhecer as barreiras à comunicação, como a filtragem, a percepção seletiva, a sobrecarga de informações, a questão das emoções, o silêncio, a mentira e a cultura, é fundamental para que o gestor possa usar estratégias de forma a vencer todas as barreiras e aumentar a eficácia da comunicação.
Vale lembrar que estudos mostram que a comunicação eficaz remete a funcionários mais satisfeitos e, como consequência, a uma melhora no desempenho e aumento de produtividade.
Forneça treinamentos a seus gestores para usarem a comunicação de forma estratégica.

Eliana Motta
contato@elianamotta.com




 

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