segunda-feira, 11 de abril de 2016

POR QUE VOCÊ DEVE SE PREOCUPAR COM AS ATITUDES DE SEUS FUNCIONÁRIOS?



http://wg-7.com.br/img/engajamento2.jpg




As atitudes dos funcionários vão refletir a forma como eles se sentem.  Independentemente de quanto você faz por eles, o sentimento de cada um dos seus trabalhadores vai depender da percepção que cada um deles possui sobre as suas iniciativas.

As atitudes compreendem três momentos: cognitivo, afetivo e comportamental.  No primeiro instante, o indivíduo faz uma descrição ou interpretação da situação com base no seu paradigma.  Mesmo que a situação não seja exatamente do modo que ele vê, a percepção do trabalhador o faz descrevê-la de uma certa forma.  A partir daí, ele passa para a fase do afeto em que, em função da cognição que ele fez, ele sentirá algo positivo ou negativo, do tipo: “fiquei feliz” ou “fiquei irritado”.  Este sentimento o leva a um comportamento, como por exemplo: “como reconhecem o meu trabalho, vou fazer cada vez melhor” ou “como não acho justo, vou procurar outro emprego”.
Como já se sabe, a satisfação do empregado o leva a um melhor desempenho que, ao final, contribuirá para o maior desempenho organizacional. Assim, as organizações devem estar sempre atentas ao comportamento das pessoas, porque este denunciará a percepção que estão tendo sobre as iniciativas adotadas e, consequentemente, se faz-se necessário ajustes ou não.  Sempre lembrando que uma boa gestão deve levar a uma congruência de objetivos dos trabalhadores e da organização.
Como fazer isto?  Estaremos a partir da próxima semana iniciando um ciclo de artigos sobre atitudes no trabalho, dentre eles:  (1) as principais atitudes e seus impactos, (2) como estimular a satisfação do empregado, (3) o envolvimento nas atividades e o empoderamento psicológico, (4) o comprometimento organizacional e o pertencimento, (5) como avaliar o engajamento dos funcionários, (6) o SOP – suporte organizacional percebido, (6) as medidas de satisfação, (7) alto salário sozinho não cria um ambiente satisfatório. 
Um grande abraço e até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário