sábado, 2 de abril de 2016

TER ATITUDE POSITIVA PODE SER UM DIFERENCIAL NA HORA DA SELEÇÃO?





      Há quem diga que profissional que é profissional separa a emoção do trabalho.  Simplesmente isto não é possível, porque no trabalho estão as pessoas que estão cheias de emoções.  Retirar as emoções seria retirar os funcionários.
Vários são os benefícios das atitudes positivas, como por exemplo, podem contribuir para a resolução de problemas e a compreensão e análise de informações. Estudos indicam que humores e emoções positivas ajudam as pessoas a tomarem decisões mais assertivas porque as pessoas com bom humor tendem a simplificar os problemas e a chegar a soluções melhores e mais rapidamente.
Especialmente para cargos que exijam muita interação social, ter atitudes positivas pode facilitar as relações dentro das organizações.
Cabe ressaltar, também, que os indivíduos com bom humor são mais criativos porque produzem mais ideias.  Parece que estas pessoas são mais flexíveis e isto explica o porquê de terem mais criatividade. Sendo assim, acabam recebendo mais retornos positivos e, com isto, acabam melhorarndo ainda mais o seu desempenho.
Os líderes dependem muito de apelos emocionais para transmitir suas mensagens e fazer com que estas sejam aceitas.  Eles sabem que a emoção é crítica para a persuasão e aceitação, por exemplo, de uma mudança.   Líderes que geram maior otimismo e entusiasmo contribuem para melhor relacionamento entre as pessoas da equipe e clientes.
Outro aspecto importante da atitude positiva pode ser evidenciado na hora de lidar com o cliente.  O estado emocional de um trabalhador influencia a forma com que este atende ao cliente, o que vai refletir na satisfação ou não deste. Quando alguém tem uma atitude positiva e sorri para o cliente, este tende a ter uma resposta mais positiva, inclusive podendo levar à fidelização.
Quanto à conduta, sabe-se que pessoas com emoções negativas tendem a ter mais comportamentos desviantes no trabalho, além de estarem mais vulneráveis a acidentes.
E além do mais, a seleção de indivíduos com atitudes positivas pode levar a um contágio, já que os humores positivos podem ser transferidos de um funcionário para o outro. 
Assim, realmente não há dúvidas de que aqueles profissionais que têm bom humor e atitudes positivas têm vantagem sobre os demais na hora de uma seleção.
Saber disto é fundamental para o profissional fazer uma reflexão sobre suas atitudes e  perceber até que ponto é possível transformá-las, ou não, a seu favor.  Boa sorte!

Eliana Motta
contato@elianamotta.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário