Há quem diga que profissional que é profissional separa a emoção do trabalho. Simplesmente isto não é possível, porque no trabalho estão as pessoas que estão cheias de emoções. Retirar as emoções seria retirar os funcionários.
Vários são os
benefícios das atitudes positivas, como por exemplo, podem contribuir para a
resolução de problemas e a compreensão e análise de informações. Estudos indicam que humores e emoções positivas ajudam as pessoas a tomarem
decisões mais assertivas porque as pessoas com
bom humor tendem a simplificar os problemas e a chegar a soluções melhores e mais
rapidamente.
Especialmente
para cargos que exijam muita interação social, ter atitudes positivas pode
facilitar as relações dentro das organizações.
Cabe ressaltar,
também, que os indivíduos com bom humor são mais criativos porque produzem mais
ideias. Parece que estas pessoas são
mais flexíveis e isto explica o porquê de terem mais criatividade. Sendo assim,
acabam recebendo mais retornos positivos e, com isto, acabam melhorarndo ainda
mais o seu desempenho.
Os líderes
dependem muito de apelos emocionais para transmitir suas mensagens e fazer com
que estas sejam aceitas. Eles sabem que
a emoção é crítica para a persuasão e aceitação, por exemplo, de uma
mudança. Líderes que geram maior
otimismo e entusiasmo contribuem para melhor relacionamento entre as pessoas da
equipe e clientes.
Outro aspecto importante
da atitude positiva pode ser evidenciado na hora de lidar com o cliente. O estado emocional de um trabalhador
influencia a forma com que este atende ao cliente, o que vai refletir na
satisfação ou não deste. Quando alguém tem uma atitude positiva e sorri
para o cliente, este tende a ter uma resposta mais positiva, inclusive podendo
levar à fidelização.
Quanto à
conduta, sabe-se que pessoas com emoções negativas tendem a ter mais comportamentos
desviantes no trabalho, além de estarem mais vulneráveis a acidentes.
E além do mais,
a seleção de indivíduos com atitudes positivas pode levar a um contágio, já que
os humores positivos podem ser transferidos de um funcionário para o
outro.
Assim,
realmente não há dúvidas de que aqueles profissionais que têm bom humor e
atitudes positivas têm vantagem sobre os demais na hora de uma
seleção.
Saber disto é
fundamental para o profissional fazer uma reflexão sobre suas atitudes e perceber até que ponto é
possível transformá-las, ou não, a seu favor.
Boa sorte!
Eliana Motta
contato@elianamotta.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário