quarta-feira, 16 de março de 2016

QUAL O SEGREDO PARA REINVENTAR A SUA CARREIRA?


Em tempos difíceis como o que se vive no Brasil hoje, com um quadro econômico, político e social bem delicado, tem-se um número alto de desemprego de pessoas qualificadas.
Os especialistas em inovação sabem muito bem que em épocas de crise é que se cria mais.  Assim, inovar pode ser a solução.   Onde está a chave para reinventar a sua carreira?  

Na verdade não existe apenas uma chave necessariamente para se inovar na carreira, mas sim, várias.  São inúmeras as possibilidades diante de cada profissional, o que pode amedrontar, mas por outro lado,  tranquilizar, pois aumentam as chances de acerto no futuro.
Entretanto, tranquilizar não significa paralizar.  A palavra de ordem é AÇÃO.  É possível testar várias alternativas com seriedade, por que não?  Com flexibilidade e dedicação tudo é possível. 

É preciso, no entanto, saber que inovar implica em risco e, portanto, não existe pensar em possibilidades extremamente seguras.  Existe sim, pensar em alternativas e experimentação para ver se agrada, se agrega, se tem valor e se surte efeito.  A partir daí, é preciso muito trabalho, entrega e alguma permanência para  “sentir” o(s) caminho(s).  Nada vem fácil.  Nem a percepção. É preciso ter consciência das dificuldades, vivência nos novos papéis para, só então, decidir se aquele é realmente o lugar certo.
Mas por onde começar a agir?  Para começar, refletindo um pouco sobre os sonhos de  infância, suas habilidades, dons, e principalmente, sobre como você entende sua missão na vida.  Ao pensar sobre estes pontos provavelmente será possível recordar de algum momento em que pessoas elogiaram uma atitude ou habilidade sua e você já pode pensar, quem sabe, em utilizá-la para alguma atividade.  Da mesma forma, conversar com pessoas de grupos variados e ouvir suas histórias pode ser também parte deste começo.  A troca de experiências pode dar uma luz sobre que outras alternativas você tem  e, assim, você pode acrescentá-las à lista de novas possibilidades.

Ser aberto a opções diferentes é muito útil neste momento.  Não há como saber sem experimentar.  Se vai dar certo ou não, se vai dar lucro ou não, se vai ser possível ou não....são apenas frases que podem fazê-lo paralizar e não  levam à ação.  O bom de se estar sem colocação é que não há nada a perder, portanto, tudo é possível.  Não há como prever nenhuma possibilidade quando se fala em carreira.  É preciso atuar para se saber.  Mas é sempre bom lembrar que é possível desistir a qualquer momento.
Quem você é e o que você faz está intimamente ligado e, por isso, dá para entender como  é difícil “ser alguém” e, de repente, “não ser ninguém” porque se está sem colocação.  Mas, na verdade, esta pode ser uma oportunidade de ouro, já que muitas vezes as pessoas têm  dificuldade de largar um emprego porque já estão estabilizadas e conhecidas, apesar de frustradas.  Pode ser que esta seja a chance da sua vida para repensar e se reinventar, desta vez, de uma forma mais alinhada com sua missão de vida, com sua forma de ser, de entender o mundo, numa atividade mais coerente com seus valores e princípios.

É normal que você se sinta no meio de um furação e que tenha resistências, mas não fique parado deixando os seus pensamentos consumirem os seus dias.  Pesquise. Pesquise sobre campos de carreira, desenvolva algumas de suas ideias iniciais, marque de tomar café com seus amigos e conhecidos, saiba mais sobre onde trabalham, o que fazem, se relacione com as pessoas e contribua com elas de alguma forma.  Ao decidir por algumas alternativas, comece dando os primeiros passos na direção delas e veja que o mundo vai respondendo a estes passos com novos detalhes e você vai novamente correspondendo e construindo um novo caminho.
Comece a testar o seu caminho.  Experimente.  Veja se é viável dar uma aula, vender um produto, enfim, o que quer que seja. Não tenha medo de mudar de carreira, mesmo que as novas alternativas sejam completamente diferentes da sua carreira original.  Muitos já fizeram isto no passado e tiveram êxito.  Outros não, porque não persistiram.

Muitas vezes não se sabe bem o que se quer mas sabe-se claramente o que não se quer e isto já significa que houve um avanço na caminhada para a reconstrução da nova carreira.
Só constrói, quem se movimenta.  Só reconstrói, quem um dia já construiu. Quem fica parado, se cristaliza.  Reinvente sua carreira com coragem.  Afinal, esta não é sua primeira vez!

 

 

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário