Pesquisas científicas mostram que empregados mais
motivados geram clientes mais felizes. E,
para conseguir empregados mais satisfeitos, a cultura organizacional tem papel fundamental.
Dentre os vários elementos que implicam na motivação
do trabalhador está o desenho do trabalho, se este é desafiador ou não, e se o
funcionário consegue ver como contribui com a sua atividade para o todo do
negócio.
Também outro importante elemento é a identidade da
oganização, quando o funcionário tem orgulho do que faz a empresa, tendo uma percepção
de que a organização valoriza a questão da responsabilidade social.
Empresas que contribuem para a empregabilidade do trabalhador
em tempos atuais em que cada profissional tem que fazer a autogestão da carreira
também conseguem maior satisfação dos funcionários e, com isto, acabam
atingindo muito positivamente seus clientes.
Surpreendentemente, a remuneração, apesar de ser um
estímulo para a motivação, está dentre os últimos elementos demonstrados nas
pesquisas como tal.
Culturas organizacionais fortes que se importam com as
pessoas e que de fato consideram que vale a pena investir nos elementos que atendem
às expectativas e necessidades de seus trabalhadores têm maior chance de
contribuir para a motivação dos mesmos e, por consequência, conseguem mais
facilmente alcançar a satisfação de seus clientes.
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