domingo, 24 de janeiro de 2016

MOTIVAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS E SATISFAÇÃO DOS CLIENTES



           Pesquisas científicas mostram que empregados mais motivados geram clientes mais felizes.  E, para conseguir empregados mais satisfeitos,  a cultura organizacional tem papel fundamental.

Dentre os vários elementos que implicam na motivação do trabalhador está o desenho do trabalho, se este é desafiador ou não, e se o funcionário consegue ver como contribui com a sua atividade para o todo do negócio.

Também outro importante elemento é a identidade da oganização, quando o funcionário tem orgulho do que faz a empresa, tendo uma percepção de que a organização valoriza a questão da responsabilidade social.

Empresas que contribuem para a empregabilidade do trabalhador em tempos atuais em que cada profissional tem que fazer a autogestão da carreira também conseguem maior satisfação dos funcionários e, com isto, acabam atingindo muito positivamente seus clientes.

Surpreendentemente, a remuneração, apesar de ser um estímulo para a motivação, está dentre os últimos elementos demonstrados nas pesquisas como tal.

Culturas organizacionais fortes que se importam com as pessoas e que de fato consideram que vale a pena investir nos elementos que atendem às expectativas e necessidades de seus trabalhadores têm maior chance de contribuir para a motivação dos mesmos e, por consequência, conseguem mais facilmente alcançar a satisfação de seus clientes. 




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