segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

LÍDERES E ENGAJAMENTO DE FUNCIONÁRIOS





Existem várias formas de se liderar e diversos fatores levam a elas.  O mesmo gestor, dependendo da situação, vai ter um tipo de liderança mais voltado para pessoas, ou em outros momentos, mais voltado para tarefas, por exemplo.  Fato é que ninguém tem apenas um jeito de liderar.  Entretanto, já está mais do que provado que um líder faz toda a diferença no engajamento dos funcionários!

Pesquisas apontam que é essencial lembrar sempre que os trabalhadores são pessoas e que, mesmo trabalhando em equipes, presencial ou remotamente, devem ter momentos em que a atenção esteja voltada para eles direta e pessoalmente.  Cada profissional tem suas expectativas, necessidades e objetivos e estes elementos vão ser diferentes para cada um deles, e mesmo para o mesmo funcionário em momentos diferentes.  Entender o que se passa com cada empregado é muito importante e,  por isto, é preciso se fazer presente, disponível a qualquer momento e fácil de se contactar.

Orientar e trabalhar junto faz toda a diferença na construção de um relacionamento de parceria, confiança e amizade.  Cria-se um ambiente positivo em que ninguém quer ser superior a ninguém, mas sim, contribuir para um projeto ou para o desenvolvimento de competências.  Isto faz toda a diferença.

Os gestores devem pensar em construir trabalhos ou atividades que tenham valor, em que os objetivos estejam claros e que façam com que o empregado perceba o valor do que faz para o todo do negócio.  Os trabalhadores querem ver sentido na sua contribuição e cada vez mais querem se envolver, quando percebem o valor da atividade que exercem.  Um bom líder sabe que apenas a recompensa financeira não é suficiente para engajar seus funcionários.  O líder tem que inspirar seus funcionários e estabelecer metas, impulsioná-los para alcançá-las e fazer com que acreditem que têm condições de chegar a elas.

O bom gestor também não espera o período formal para dar feedback sobre o desempenho de seus empregados.  Ele faz isto no dia-a-dia, quando surge a oportunidade.  Entretanto, é preciso dar um retorno sincero, claro e construtivo, com orientações do melhor caminho a seguir para o desenvolvimento de competências do profissional.

Por fim,  o líder que faz a diferença fala, mas ouve muito mais do que fala.  Ele sabe que todo empregado quer contribuir, dar ideias, sentir que suas sugestões estão sendo ouvidas verdadeiramente, mesmo que não necessariamente postas em prática.  É preciso que os gestores estimulem seus funcionários com questões para que estes possam desenvolver soluções e trazer inovações.  Certamente que as iniciativas de valor devem levar a recompensas e, com isso, o gestor  incentiva seus funcionários a trazerem novas ideias.

Se a organização quer funcionários comprometidos, é preciso preparar seus líderes para que entendam como o seu papel é crucial na construção de uma equipe verdadeiramente engajada!

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